Como são formadas as paredes no sistema Light Steel Frame?

No sistema Light Steel Frame as paredes são formadas a partir de painéis que podem ter tanto a mera função de fechamento quanto também podem ter uma dupla função de fechamento e estrutural.

Nestes casos, quando associados a elementos de fechamento e vedação, serão chamados painéis estruturais ou autoportantes e irão suportar as cargas da construção como um todo. Podem ser, nestes casos, tanto internos como externos.

Devem ser construídas obedecendo rigorosamente ao projeto estrutural uma vez que será exigida desta estrutura suportar cargas horizontais de vento ou até mesmo de abalos sísmicos, assim como a cargas verticais exercidas pelos demais elementos da construção, como os  pisos, telhados e outros painéis da estrutura, sobrecarga de uso (pessoas andando, móveis, máquinas, águas pluviais etc). Resumidamente, os painéis que formam estas paredes têm também a função de absorver esses esforços e transmiti-los à fundação.

Nestes casos, o mais importante é garantir a rigidez do sistema, a resistência à estes esforços e conseguir prover uma superfície adequada para a fixação das placas de fechamento interno ou externo, conforme o caso.

Peças pré-montadas podem facilitar a montagem do encontro dos painéis mas, basicamente, esta deve se dar utilizando montantes conectados entre si por meio de parafusos estruturais.

Já os painéis não estruturais são as popularmente chamadas paredes ou divisórias de DryWall. Como o próprio nome diz, tem função apenas de dividir os ambientes e não tem nenhuma função na manutenção da estrutura da casa. São pensados que para suportar apenas o peso próprio dos componentes que os constituem e cumprem a função de fechamento externo e divisória interna nas edificações. No caso de divisórias internas, usam-se gesso acartonado ou drywall, onde o espaço entre montantes e guias é menor. Porém, no caso das divisórias externas, devido ao peso dos componentes de fechamento e revestimento, é recomendável que sejam utilizados os mesmos perfis que constituem os painéis estruturais, mais resistentes.