Quer flexibilidade na construção da sua casa? O Light Steel Frame pode te proporcionar!

O momento em que se opta por construir uma casa “do zero” é permeado de muita ansiedade e dúvidas. Isto é bastante compreensível porque, via de regra, é a maior empreitada financeira que uma pessoa ou família vai ter na vida. É preciso planejar os espaços, os gastos, o tempo… e também eventuais mudanças que possam ser necessárias no futuro.

Estar preparado para ampliar um cômodo, fazer um novo pavimento, modernizar o layout ou até mesmo mudar a função de um ambiente depois da casa já finalizada pode ser um grande pesadelo. Por isso, sistemas construtivos modulares como o Light Steel Frame são uma alternativa a ser considerada para quem está pensando em construir mas quer ter opções abertas para o futuro.

Em razão de sua concepção modular e pelas próprias características construtivas mais leve e versátil, o Light Steel Frame é viável a praticamente todo o tipo de necessidade construtiva. E é especialmente interessante devida à facilidade de acessar a estrutura, abrir paredes ou incluir novos módulos estruturais depois da casa já terminada.

Fazer uso da flexibilidade do sistema é possível não apenas em edificações exclusivamente em Steel Frame, mas também se adapta com desenvoltura em construções de alvenaria artesanal e edificações com estrutura em aço pesado.

É comum optar-se pela adição de pavimento em Light Steel Frame quando reforços estruturais significativos inviabilizariam a ampliação por restrições estruturais. Optando pelo método Light Steel Frame evitam-se demolições, aproveitando a estrutura já existente, poupando dinheiro, tempo e recursos naturais.

Da mesma forma este método é bastante competitivo em termos financeiros com obras de até quatro pavimentos, ganhando pontos valiosos quando são analisados os aspectos dos gastos com mão de obra. A economia acontece devido à rapidez e baixa geração de resíduos. Igualmente vantajosa é a associação do sistema Light Steel Frame com o aço pesado para vencer grandes vãos ou em construções de médio porte.

E considerando, por fim, a larga presença da alvenaria artesanal na cultura construtiva brasileira, também é possível afirmar com toda segurança que os dois sistemas – alvenaria e Light Steel Frame – são excepcionalmente compatíveis. Pode-se dizer inclusive que edificações que combinam a alvenaria artesanal no subsolo e o Light Steel Frame no pavimento superior unem o melhor de dois mundos.

Desta forma, fica sempre a recomendação de que sejam contratados profissionais arquitetos ou engenheiros que compreendam a versatilidade do sistema Light Steel Frame e que domine por igual as demais tecnologias construtivas, porque estas podem funcionar de forma complementar, reduzindo custos, ampliando seu conforto final e otimizando a sua obra.