Como em toda obra industrializada, a precisão na montagem dos componentes do  sistema Light Steel Frame é de fundamental importância. Por isso a contratação da mão de obra especializada é questão de segurança estrutural e acabamento de qualidade da futura casa.

Viemos de uma cultura construtiva onde a habilidade desejada no profissional da construção era a de um artesão. A qualidade da edificação dependia da perícia do mestre-de-obra em obter uniformidade utilizando elementos carentes de padronização e beneficiamento. Por isso não é incomum encontrar profissionais que se arriscam na construção em Light Steel Frame partindo dos mesmos princípios utilizados na alvenaria, com resultados desastrosos.

Ignorar a característica fundamental do sistema Light Steel Frame, que é a padronização e a normatização, certamente resultará em muita dor de cabeça e prejuízos.

Para que o sistema apresente desempenho satisfatório, todos os componentes devem estar de acordo com certas normas. Trata-se do sistema de qualificação de materiais componentes e sistemas construtivos (SiMaC) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades do Governo Federal (PBQP-H).

Além da normatização dos materiais, existe também a de unificação dos componentes, modulações, espaçamentos e tipologias de fixação e ancoragem. Trata-se da ABNT 15.758:2009 partes 1, 2 e 3.

O objetivo destas normas é assegurar a qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência e compatibilidade, além da sustentabilidade e custo econômico competitivo.

Todos os envolvidos no processo construtivo devem, portanto, conhecer e buscar atender estes requisitos. Cabe aos montadores, construtores, instaladores e empreiteiros o cuidado de qualificarem-se para atender e trabalhar de acordo a estas normas para que as características de excelência do método sejam alcançadas.

E ao dono da obra cabe a atenção em adquirir produtos de qualidade e procedência, que atendam às normas acima citadas, lembrando-se do velho ditado de que o barato pode sair muito caro. O preço pode ser o retrabalho, desperdício, dilatação de prazos e até a segurança das pessoas que habitarão a casa.

A contratação da mão de obra especializada para a construção da sua obra Light Steel Frame merece a mesma atenção. Uma equipe qualificada, que entenda a importância de seguir às diretrizes dos projetos e das normas técnicas, é tão importante quanto material e projetos de qualidade.

Para te ajudar a encontrar a equipe certa para a sua obra, o Projeto Habite juntou-se à Fase Obra. É uma plataforma facilitadora da busca tanto para o profissional encontrar clientes, como para os clientes buscarem profissionais qualificados. Lá você vai encontrar o profissional certo para fazer a sua obra com a qualidade que você procura.