O Light Steel Frame teve sua origem nos anos 1980 nos Estados Unidos. Isto aconteceu devido a um significativo aumento do custo da madeira, tradicional matéria prima das estruturas das residências daquele país. Popularizou-se também nos demais países da América do Norte e Europa, desembarcando no Brasil na última década. Tornou-se uma opção financeiramente viável com a chegada de gigantes do setor no mercado nacional e devido ao aumento dos custos, em especial da mão de obra, do método tradicional.

infográfico vantagens light steel frameTem se mostrado a melhor opção construtiva pois reúne elementos importantes para a indústria da construção e para o consumidor final:  economia, durabilidade e sustentabilidade. O aço é material 100% reciclável e as construções em Light Steel Frame consomem 80% menos água ao longo do processo construtivo. Além disso produz 90% menos resíduos no canteiro de obras se comparado à construção tradicional.

Desenvolvido em países com frequentes terremotos e vendavais, mostra-se seguro e estável mesmo pesando cerca de 70% menos que uma construção convencional. Conta com isolamento termo-acústico e está em conformidade com as normas técnicas de segurança contra incêndios da ABNT e Corpo de Bombeiros, sendo que não queima nem adiciona material combustível.

Os gastos com a fundação na Alvenaria Convencional representa cerca de 15% do custo final da construção, podendo este número ser ainda maior em caso de terrenos irregulares. Enquanto isso, o Light Steel Frame tem na fundação um custo de até 7%.

Economia e qualidade também estão presentes no Light Steel Frame devido à precisão milimétrica de paredes, portas e janelas. A colocação de canos e eletrodutos é sem desperdício e a pintura é feita em superfície já lisa. Somam-se a estas vantagens a previsibilidade dos custos com material e execução, o prazo de construção reduzido em cerca de dois terços, gerando significativa economia com mão de obra.

infografico light steel frame em numerosPortanto, ao analisar os fatores que compõem o preço por m², o Light Steel Frame é muitas vezes mais econômico. Não podendo deixar de considerar-se a facilidade em executar reformas, ampliações ou eventuais reparos de defeitos ocultos. Para isto basta a retirada do revestimento, localização e conserto do problema, recolocação e retoque da pintura do revestimento, sem demora, sujeira ou desperdício.

Por fim resta dizer apenas que as casas construídas em Light Steel Frame são casas para a vida inteira. Tem durabilidade acima de 300 anos e resultado estético semelhante ao método tradicional, com qualidade de acabamento superior.

O Projeto Habite trabalha para trazer esta tecnologia revolucionária para mais perto de você e te aproximar da construção do seu sonho. Conheça todas as novidades sobre Light Steel Frame se inscrevendo em nosso blog ou seguindo nossas redes sociais.