Casas em Light Steel Frame são seguras? Esta é uma das dúvidas mais comuns de quando se está conhecendo este sistema construtivo. E a resposta é bastante simples: sim. Casas em Light Steel Frame são tão – ou mais – seguras que as casas construídas em alvenaria. Entenda:

Edificações em Light Steel Frame tem estrutura bastante resistente. Ela é formada por perfis estruturais guias e montantes de aço galvanizado, com espessuras entre 0,9 mm e 2,5 mm. É calculada de acordo com regulamentos nacionais e internacionais que estabelecem espessuras mínimas de chapa, quantidade e tipo de parafusos.

As casas que melhor resistiram ao furacão Andrew na Flórida em 1992 foram as construídas com sua estrutura em aço. A estrutura, quando devidamente ancorada, se comporta de forma dinâmica por ser interligada, distribuindo melhor os esforços causados pelo vento. Isto é apenas um dos fatores que atesta que as casas em Light Steel Frame são seguras.

Os perfis que integram a estrutura do sistema Light Steel Frame são totalmente incombustíveis, ou seja: não pegam e não propagam fogo. Da mesma forma o isolamento em lã de vidro, pet ou rocha são incombustíveis e cumprem todas as normas internacionais de segurança.

Os demais elementos que constituem as paredes, como a placas OSB e o poliestireno, são classificados como de baixa propagação da chama, o que significa que mesmo se forem queimados, a combustão pára ao se retirar a chama.

Além disso, estes materiais resistem ao fogo de 30 minutos a 2 horas. Desta forma, em caso de incêndio, as paredes e a estrutura resistem ao fogo tempo suficiente para a completa evacuação da moradia. Isto garante que as casas em Light Steel Frame são seguras quanto a incêndios.

As casas em Light Steel Frame são seguras também internamente. As placas de drywall são fixadas na estrutura de aço galvanizado (painéis) e é a rigidez desta estrutura interna que confere resistência e estabilidade às paredes. Estas são capazes de suportar o peso de objetos pesados, das mais variadas alturas e comprimentos, fixados em sua superfície. Apresentam igualmente boa resistência mecânica a choques contra a sua superfície.

Por fim, existe uma confusão sobre o comportamento dos prédios metálicos. Acredita-se que devido ao fato do aço ser um material condutor ele seria mais suscetível a acidentes por raios. A realidade é que acontece justamente o oposto.

Justamente pelo fato do aço ser condutor, a descarga elétrica será dispersada por toda a estrutura em direção ao solo quase que instantaneamente. A estrutura funciona como um grande fio de aterramento. E como os materiais são altamente resistentes ao fogo, uma edificação em Light Steel Frame tem muito mais chances de resistir ao impacto de raio que os demais prédios de madeira, concreto ou alvenaria.

Podemos constatar então que casas em Light Steel Frame são seguras, e até mais que as convencionais, em diversos aspectos. Não é a toa que companhias seguradoras dos Estados Unidos oferecem descontos de até 25% nos seguros residenciais de casas construídas em Light Steel Frame.

Assista abaixo a reportagem da TV americana ABC sobre um teste de resistência à terremotos de um prédio construído em Light Steel Frame