A correta montagem dos elementos constitutivos de sua obra em Light Steel Frame depende da utilização de equipamentos e materiais adequados e mão de obra qualificada, conforme já falamos em outro artigo. Da mesma forma, o ambiente deve estar preparado e uma bancada de montagem é acessório indispensável. Ela vai ser bastante útil em todas as etapas de montagem dos painéis assim para fazer os cortes no aço de maneira segura e precisa.

Bancada de montagem

Levando isto em conta, nós do Projeto Habite resolvemos te ensinar a fazer a sua própria bancada utilizando os mesmos elementos que você vai utilizar para montar a sua casa. Esta é uma excelente oportunidade para se familiarizar com os elementos e com o sistema construtivo.

Para fazer a sua bancada de montagem você vai precisar dos seguintes materiais e equipamentos:

– 8 Guias de 90mm com 60 centímetros de comprimento;

– 9 Montantes de 90mm com 75 centímetros de comprimento;

– 5 Montantes de 90mm com 3 metros de comprimento;

– Serra de Corte para Aço;

– Disco de corte de 14 polegadas para Aço;

– Parafusadeira;

– Parafusos auto-brocantes para Light Steel Frame;

– Parafusos auto-brocantes para madeira.

– Chapa de OSB de 18mm com 60cmX3m;

– Óculos de proteção;

– Luva de segurança antiderrapante.

Após cortar todas as peças nos tamanhos indicados, deve-se proceder a montagem de acordo com o indicado na ilustração do projeto da sua bancada de montagem. Cada junção deve ser fixada com dois parafusos auto-brocantes para Light Steel Frame e parafusadeira. Estando erguida a estrutura, por fim deve-se prender o tampo de OSB com os parafusos

auto-brocantes para madeira e parafusadeira.

Depois de pronta, o ideal é acomodar a bancada em uma plataforma ou piso nivelado. Este cuidado é bastante importante para facilitar os cortes e a montagem dos painéis. Também é possível fazer um nicho no tampo para acomodar a sua serra de corte, que precisa ficar bem segura e estável.