O planejamento para bem aproveitar o sol e a ventilação na fase pré-obra, tanto na construção de uma casa do zero ou mesmo em uma reforma, é um fator determinante para uma boa qualidade de vida na edificação além de futura economia de energia.

Antes de construir deve-se considerar a incidência de luz solar na região. E mais do que isso, a temperatura média da cidade onde, isto porque numa região quente, onde as temperaturas chegam com facilidade aos 30 graus no verão, é desejável por exemplo, quartos possam aproveitar o sol da manhã (leste) para evitar o desconforto das altas temperaturas na parte da tarde.

Enquanto isso, que numa região mais fria o ideal para quartos seria aproveitar o sol da tarde ou o dia todo (oeste ou norte), visto que o calor absorvido durante o dia esquentará o cômodo à noite.

A área sul da casa, que recebe pouca incidência de radiação solar, é uma boa opção para a cozinha. Por ser uma área habitualmente quente devido à fornos e fogões ligados haveria uma compensação das temperaturas.

Aliando-se à estas orientações os conceitos de ventilação cruzada, janelas passam a ser aliadas na iluminação e ventilação dos ambientes. Posicionando portas e janelas na orientação dos ventos (norte-sul, leste-oeste) ocorre resfriamento natural dos cômodos, desejável nos meses mais quentes.

Importante também é ter ventilação e iluminação adequada nos banheiros para evitar que a umidade acumulada cause mofo e limo. Janelas altas são ideais visto que cumprem esta função de forma discreta e são elementos interessantes de ornamento da fachada.

Os projetos do Projeto Habite foram idealizados de modo a trazer conforto térmico e luminosidade para a sua nova casa. Aproveite o projeto e posicione-o bem para aproveita-lo ao máximo!