A  busca de um consumo consciente e ecologicamente correto está abrindo o caminho para a obra industrializada. Este novo processo atende este novo mercado porque foca na minimização dos desperdícios e maximação da produtividade.

É bastante evidente que muitos, senão todos, os setores da indústria e serviços vêm sofrendo influência da mudança de prioridades dos seus consumidores. Por isso as pessoas procuram cada vez mais uma experiência completa e integrada aos seus valores.

Na construção, os métodos tradicionais não atendem mais aos anseios dos consumidores que buscam rapidez, qualidade, economia e sustentabilidade. Portanto o consumidor vem estimulando a indústria da construção e de materiais a introduzir técnicas inovadoras e automação de processos.

A chamada construção de obra industrializada mudou os processos e o modo de produzir as edificações quanto às seguintes variáveis:

Sustentabilidade: o desperdício diminui consideravelmente quando o processo é padronizado. Por isso perdas e sobras podem ser reutilizadas, o uso de água e energia elétrica diminuem e o canteiro de obra se transforma em um mero canteiro de montagem.

Produtividade: o aumento da produtividade decorre da substituição do trabalho artesanal pelo mecanizado. Daí decorre a aceleração o processo, reduzindo custos com mão de obra e maximizando a qualidade do resultado final.

Organização: o planejamento e previsibilidade dos processos são gatilhos para uma melhor cooperação da equipe. Assim a gestão dos gastos, a limpeza e organização do espaço são beneficiados.

Tempo: graças à padronização do design, materiais, projetos didáticos e à automatização da produção, a montagem das estruturas é rápida e fácil, diminuindo consideravelmente o tempo de construção.

Clima: painéis estruturais e coberturas podem ser montados em local coberto. Portanto o desenvolvimento das fases da obra não são mais reféns do bom tempo. Este ambiente controlado resulta também em maior qualidade final.

Pelo fato da padronização ocorrer quanto aos processos e materiais, a construção de uma obra industrializada não prejudica a personalização dos projetos. Assim, sua casa pode ter o estilo que mais lhe agrada e ainda ser de fácil construção, econômica e sustentável.

Conheça mais sobre métodos construtivos padronizados inscrevendo-se em nosso blog e seguindo nossas redes sociais.